sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Ter ou Ser...

Desde que comecei a escrever estes pequenos textos, assuntos semelhantes se tornaram frequentes no meu dia a dia. Tempo, estratégias, planos são matérias frequentes de impressos, sites e tevê. Na verdade, somos, constantemente, influenciados pelo que 'vemos ou vivemos', mas, é certo que há uma crescente MUDANÇA de hábito nas gerações Y, X, Z...

Por ser um observador do cotidiano, característica peculiar a minha profissão (jornalismo), percebo que aquele velho conceito do 'TER para SER FELIZ', aos poucos perde espaço para o ' VIVER para SER FELIZ '. Talvez, leve décadas ou séculos, para que o 'TER' dê lugar ao 'SER', afinal, o CAPITAL vigora em praticamente todas as relações humanas. Entretanto, para uma caminhada, basta dar o primeiro passo.

E esclareço que a ideia não é SER contra o capitalismo, mas, de utilizá-lo apenas como uma forma de SUBSISTÊNCIA e não de EXISTÊNCIA. Observe ao seu redor: o caos urbano; as guerras; as tragédias; as catástrofes, tudo tem uma razão. O espaço; a hegemonia; as abnegações; a exploração exacerbada da terra, todo o SER perdendo lugar para o TER.

E agora lhe pergunto: é preciso TER muito para VIVER e SER feliz?

Jornalista Daniel
Brasília/DF - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário