sexta-feira, 8 de setembro de 2017

SOS Amazônia

Eu, em primeiro lugar, como brasileira, sou contra a exploração abusiva da região Amazônica em prol de interesses privados.

O presidente Michel Temer havia decretado a exploração de uma enorme área de proteção ambiental no norte do país. A justificativa de tamanho absurdo é que o Governo Federal quer aumentar as exportações de matérias - primas para colocar o país, abalado pela crise econômica, de novo no caminho do crescimento.

É evidente que os benefícios desta exploração com certeza se concentrará nas mãos de um poucos e a inevitável perda da biodiversidade e ecossistemas será sentidas por nós e herdadas pelas futuras gerações.

É esse o modelo de concentração e exclusão que queremos repetir da Amazônia? Já não bastam as inúmeras falidas tentativas de exploração? Como o ciclo da borracha, a criação da Zona Franca de Manaus, aberturas de rodovias e hidrelétricas e da pecuária?

Não podemos deixar que este valioso patrimônio mundial ambiental se transforme em cinzas. O desafio do desenvolvimento sustentável deve ser apoiado, mas com a consciência dos nossos governantes que o econômico, o social e ambiental promovam crescimento sem destruição.

E apesar de ter sido revogada (pelo menos por enquanto), estaremos mais alertas, afinal a cobiças de uns poucos pode ser a destruição de vários ecossistemas.

Jornalista Raquel
Varese - Itália  


Nenhum comentário:

Postar um comentário